PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Produção de textos.
PROTEx-gr
O Protex é uma técnica usada para produção de textos que pode ser aplicada de duas maneiras bem diferentes, portanto, atendendo objetivos diferentes: protex dinâmica e protex grupo.
Protex dinâmica (protex dn)
Antes de iniciar a dinâmica, o professor deve numa conversa informal falar sobre coerência, desenvolvimento de um texto, como evitar repetições, trabalhar a oralidade de uma forma bem horizontal.
Esta dinâmica consiste em agrupar um número de alunos não mais do que 10, em volta de uma mesa, incluindo um munitor, que vai ser uma espécie de mediador no grupo, sem no entanto, interferir na produção. Cada elemento coloca um título numa folha de papel e todos os textos devem circular a mesa e serem completados de forma que o aluno não tenha nas mãos mais do que um de cada vez. O aluno que conseguir finalizar um texto, retira- o brincadeira e tamnbém se retira do grupo.
Protex Grupo (Protex Gr)Esta dinâmica consiste em agrupar um número de alunos não mais do que 10, em volta de uma mesa, incluindo um munitor, que vai ser uma espécie de mediador no grupo, sem no entanto, interferir na produção. Cada elemento coloca um título numa folha de papel e todos os textos devem circular a mesa e serem completados de forma que o aluno não tenha nas mãos mais do que um de cada vez. O aluno que conseguir finalizar um texto, retira- o brincadeira e tamnbém se retira do grupo.
formado por grupos de 4 a 5 alunos.
O professor distribui aos todos os alunos um texto que será explorado em classe: título, autor, tópico, desenvolvimento, conclusão. Eles vão conversar sobre os argumentos do texto, curiosidades, etc. A partir daí, o professor sugere um tema relacionado com o assunto, podendo reescrever o texto, tomando por base um personagem ou continuar a história ou simplesmente falar outra coisa. Mas o objetivo da dinâmica é que o texto rode entre os quatro alunos. O número 1 começa a escrever, passa para o 2, que passa para o 3, que passa para o 4 e volta para o 1, quantas vezes for necessário, até que o texto se complete ou os alunos estejam satisfeitos. O professor pode optar para que a tarefa se cumpra em casa ou em sala de aula. Para isso ele deve fazer um plano para esta aula.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home