ADRESO_PEDAGOGIA

Friday, October 20, 2006

Práticas Pedagógicas
técnica : PALÍTULOS

Conversávamos sobre histórias em capítulos, em quadrinhos, em textos, histórias contadas e naquele momento íamos inaugurar nosso brinquedo em palítulos... Eles já estavam me ajudando há uma semana. Essas crianças e eu, fazíamos parte de um projeto pedagógico.
A coisa caminhava mais ou menos assim, entre nós. Sempre num clima de muita cumplicidade! Tudo era muito "sério", muito "verdadeiro". Os pequenos eram grandes, os grandes tinham que ser pequenos. - na verdade, um faz-de-conta muito sério!!
O brinquedo, isto é, o jogo! - não, não..., - a lição!!

A partir de um texto digitado, e fragmentado em frases coladas sobre palitos de sorvetes (todo material feito pelos alunos) que serão guardados em vidros com rótulos ilustrativos.

Formam-se grupos não muito muito numerosos em círculo. Num determinado ponto um aluno controla a saída dos palitos e a volta deles, que devem passar de um aluno para outro.
De volta à origem, depois de um círculo completo eles vão sendo colocados de forma que fique fácil o retorno ao grupo. Realiza-se duas voltas da leitura.

Aí a parte melhor da brincadeira, ou seja, os objetivos do professor, trabalhando a oralidade vai-se formando o texto, observando discretamente a coesão, a importância do título, idéia central, desenvolvimento e final.

A avaliação geral e a auto-avaliação deve ser feita no final de cada aprendizagem, ou seja, cada dinâmica.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home